O Registro 0220 tem um papel muito importante no controle do estoque, pois através dele são informados os fatores de conversão entre as unidades utilizadas no controle do estoque (Reg 0200), operações de compra e venda (Reg C100), assim como o controle de produção do estoque (Bloco K).
Em resumo, igualar as diferentes unidades de medida utilizadas pelo produto de forma que não haja diferença no estoque quando computadas as operações de entradas e saídas.
Por este registro ainda gerar muitas dúvidas para as empresas e principalmente contabilidades, preparamos este artigo para auxiliar no entendimento.
Vamos estudar o exemplo abaixo:
Um mercado, que comercializa leite em caixa, adquire o produto de várias fontes. Da cooperativa recebe caixa com 24 unidades, do distribuidor “A” recebe caixa com 12 unidades e do distribuidor “B” recebe em unidades.
Este mercado por sua vez, vende o produto em duas unidades de medida: caixa com 12 e em unidades.
O primeiro passo é organizar o cadastro de unidade de medidas (0190).
Para isso, a empresa poderá utilizar para código tanto um valor numérico quanto um valor em forma de texto.
Dica: observe que no campo 06 do Registro 0200 (Tabela de identificação do Item) devemos informar a unidade de medida utilizada para controle do estoque, ou seja, aquela que será utilizada no Inventário. Não se trata das unidades de medida utilizadas nos documentos fiscais (entrada ou saída). É consenso que se utilize a menor unidade comercializada, que no nosso caso será “UND” (Unidade).
No nosso exemplo existem dois fatores de conversão para um mesmo item:
Assim, toda vez que a unidade informada nos documentos de entrada ou saída for diferente da utilizada para o inventário, deve ser informado, além do registro 0190 com a unidade de medida, o registro 0220 com o fator de conversão. A mesma regra se aplica ao bloco K.
Outros exemplos de fatores de conversão.
Sempre que a unidade comercial for maior que a unidade utilizada no estoque, o fator de conversão deverá ser obrigatoriamente maior que 1:
Sempre que a unidade comercial for menor que a unidade utilizada no estoque, o fator de conversão deverá ser obrigatoriamente menor que 1:
Fonte: Contabilidade na TV
0 comments:
Postar um comentário