O SPED é um programa do governo que, desde que surgiu, vem despertando curiosidade e interesse dos empreendedores. E, para se manter em dia com as obrigações fiscais do seu motel, é essencial que você também procure mais informações sobre ele e entenda como entregar todas as exigências corretamente.
Portanto, leia este artigo agora mesmo e entenda um pouco mais sobre o que é SPED e um dos seus módulos, o SPED fiscal. Vamos lá?
Como surgiu e o que é SPED, afinal?
O SPED — sigla para Sistema Público de Escrituração Digital — é um projeto do governo para automatizar as obrigações das empresas em relação ao Fisco. Dessa forma, ele nada mais é do que uma plataforma digital que substitui aquela enorme quantidade de papéis que o seu motel precisava enviar todos os anos, relacionados principalmente ao setor fiscal e contábil da sua empresa.
Ele passou a ser obrigatório a partir de 2014, mas ainda gera uma série de dúvidas relacionada aos documentos exigidos e funcionamento do sistema. Quando todas as informações são enviadas corretamente, o sistema emite um Certificado Digital que assegura que o seu motel está em conformidade com as exigências do Fisco.
Quais são os módulos do SPED?
O SPED é formado por dois módulos de envio de documentos — o contábil e o fiscal. Além disso, a NF-e, famosa nota fiscal eletrônica, também faz parte do sistema.
Dessa forma, ele atua no âmbito federal, estadual e municipal, integrando a maioria das obrigações burocráticas do seu motel com o governo.
Quais são as obrigações do SPED fiscal?
Falando especificamente do SPED fiscal, ele consiste em uma obrigação acessória para todas as empresas brasileiras — incluindo o seu motel. É por meio dele que você é capaz de declarar impostos, cadastrar clientes, produtos e fornecedores, informar o Fisco sobre as transações financeiras da sua empresa, entre outras atividades fiscais. São obrigações desse módulo:
- declarações de entrada e saída para cálculo do ICMS;
- débitos, créditos e saldos do ICMS;
- entradas e saídas por CFOP;
- vendas em cartão de crédito e débito realizadas pelo seu motel;
Portanto, como você deve ter percebido, é um módulo extremamente importante para garantir que o seu motel fique em dia com as obrigações fiscais exigidas. Dessa forma, você evita sanções e multas por parte do Fisco, garantindo o funcionamento a longo prazo do estabelecimento.
Como um software pode ser o seu maior aliado na entrega do SPED fiscal?
Se o SPED fiscal pareceu um pouco complexo, esse é o momento de descobrir como um software de gestão pode se tornar o seu maior aliado no processo e permitir que você envie todas as informações corretamente.
Isso porque o Sismotel — software de gestão desenvolvido especialmente para o setor moteleiro — permite que você registre todos os dados sobre as transações financeiras que ocorrem no seu negócio de forma segura em um único local. Com isso, quando chegar o momento de enviar os dados para o SPED fiscal, você estará com os dados em mãos, pronto para colocar todos eles no sistema.
Além de facilitar o trabalho contábil do seu motel, você também garante que as informações sejam enviadas corretamente. E isso sem falar em todos os outros benefícios que esse tipo de software pode gerar para o seu estabelecimento.
Portanto, fique atento aos prazos e obrigações do SPED fiscal e conte com um software de gestão como o Sismotel para manter um bom controle sobre a área contábil e fiscal do seu motel. Dessa forma, você aproveita para otimizar o setor no seu estabelecimento e ainda se mantém em conformidade com as exigências do Fisco, garantindo a longevidade do seu negócio.
Fonte: SisMotel
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