Quem
lida com funções administrativas certamente sabe como a quantidade de siglas e
termos podme acabar confundindo a nossa cabeça, não é mesmo? XML, NFE, DANFE, DACTE, entenda a diferença
e afaste os fantasmas da dúvida!
Afinal,
se você lida com diversos processos internos na sua empresa não pode manter
dúvidas e mais dúvidas permeando a sua cabeça, certo?
Por
esse motivo, nesse artigo você poderá entender o real significado de cada um
desses itens e conseguir otimizar ainda mais o seu tempo nas suas rotinas
administrativas! Confira o conteúdo a seguir!
XML, NFE, DANFE, DACTE, entenda a
diferença: saiba o que cada um representa em meio as rotinas administrativas da
sua empresa!
Quando
você possui arquivos XMLs e precisa realizar conversões delespara PDF da DANFE,
o que não faltam são dúvidas! Ou ainda quando é necessário validar o status
atual de uma NFe!
Outros
casos como ter somente a informação da chave de acesso quando precisa do arquivo
XML da NFe! E quando o CTe apresenta rasuras ou impressão ruim e você ainda precisa do DACTe!
Nossa!
Parece que o mundo para diante dessas situações, principalmente quando as
resoluções não parecem ser as mais simples e objetivas!
Para
eliminar uma série de dúvidas e obter respostas mais assertivas, é importante
entender os diferentes processos e o que eles significam – afinal, qualquer
erro pode acarretar inúmeros problemas para a sua empresa, e certamente esse
não é seu objetivo.
Entenda a importância de avaliar o
conteúdos dos arquivos XML e DANFe
Isso
quer dizer que nesse momento você precisa que o arquivo da NFe seja convertido
de XML para PDF, ou seja, DANFe!
Geralmente
esses arquivos contém diversas informações relativas a sua empresa, e por meio
de uma analise mais profunda é até mesmo possível identificar detalhes como o
endereço de origem e destino, nome dos produtos e também as suas quantidades,
valor e prazo de pagamento, informações acerca dos impostos, entre outros.
A chave de acesso refere-se ao código do
cofre!
Quando
se tem em mãos a chave de acesso, se tem informações iguais que estão inseridas
no XML e justamente por essa razão há um grande medo em se fazer o
compartilhamento do arquivo XML da NFe!
Mas
essa cautela não é à toa! Aliás, se você tem receio de fazer esse
compartilhamento não está errado de maneira alguma!
A
chave de acesso é o caminho para ter os mais diversos dados acerca das
transações efetuadas!
Vale saber algumas informações
importantes!
De
maneira geral, todas as empresas são obrigadas a armazenar todos os seus
arquivos de cunho fiscal, independente deles serem emitidos ou recebidos –
esses arquivos são: XML, NFe ou CTe,
DANFe, DACTe.
Esse
procedimento somente pode ser feito (de maneira segura e eficiente) por meio de
uma ferramenta de gestão – que em suma faz todo esse processo trabalhoso por
você!
Do
contrário, todo o procedimento pode ser extremamente moroso, e por isso é um
excelente investimento investir na aquisição de uma ferramenta, como o
Simplificado, por exemplo.
A
agilidade é incontestável, até porque o sistema de gestão possui integração
junto a Secretária da Fazenda Federal, o que garante não somente uma maior
agilidade em todo o processo como também uma maior segurança e até mesmo se
evita a necessidade de usar e-mails para os armazenamentos e consultas.
A
SEFAZ possui também um software gratuito
que viabiliza a consulta de Notas
Eletrônicas faturadas contra o CNPJ da sua empresa, porém ele não possui
uma grande eficiência quando se trata do armazenamento das mesmas.
Segundo
a legislação vigente, as empresas devem armazenar seus arquivos fiscais pelo
prazo de até 5 anos. Esse é o tempo indicado, pois acima desse período já se
anula a possibilidade de eventuais cobranças em abertos e juros.
Outro
ponto é que caso a empresa não se prontifique a armazenar esses documentos pelo
tempo determinado, corre o risco de diante de uma fiscalização ser multada pelo
FISCO. – E detalhe: a multa é para cada documento faltante, chegando até a mil
reais por arquivo que não seja devidamente apresentado.
XML, NFE, DANFE, DACTE,
entenda a diferença sempre procurando consultar esse artigo diante de eventuais
dúvidas e priorize sempre manter a documentação fiscal da sua empresa em dia e
organizada!
Fonte: Simplificado
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