Dessa forma, antes de qualquer providência mais específica para solução do problema, ou simplesmente desistir da consulta, inicialmente siga as etapas abaixo:
1) Clique no link abaixo, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e siga os passos indicados cuidadosamente, sem pular etapas:
https://www.iti.gov.br/navegadores
2) Instale também os certificados constantes deste link:
Após instalar as cadeias de certificação, feche completamente o(s) navegador(es) e o(s) reinicie para efetuar um teste (em alguns casos, pode ser necessário reiniciar seu computador).
3) Se os problemas persistirem, é recomendável atualizar a máquina Java (https://www.java.com/pt_BR/).
Recomendamos, entretanto, que efetue a desinstalação prévia das versões anteriores. Em seguida, após instalar a última versão, abra o Painel de Controle de seu computador e localize o ícone do Java. Dê um duplo clique e, na aba Segurança, adicione os endereços abaixo à lista de exceções (mais detalhes neste link:
https://www.java.com/pt_BR/download/faq/exception_sitelist.xml):
http://receita.economia.gov.br
https://cav.receita.economia.gov.br
4) Se após esse passo não obtiver êxito, o(a) senhor(a) deverá ainda tentar:
a) atualizar seu navegador ou retorná-lo para uma versão anterior (repetindo o item 1 em seguida);
b) utilizar outros navegadores, sistemas operacionais,
computadores e/ou provedores de internet;
c) limpar o cache do Java
(https://www.java.com/pt_BR/download/help/plugin_cache.xml)
e do navegador (https://www.java.com/pt_BR/download/help/webcache.xml);
d) verificar se o erro apresentado consta das principais
mensagens de erro na utilização de certificados digitais:
e) acessar o e-CAC utilizando, se possível, código de acesso + senha, a fim de verificar se se trata de um problema de configuração/compatibilidade com o uso da certificação digital;
f) desabilitar temporariamente o antivírus e o firewall;
g) navegar no modo anônimo e com as extensões
desabilitadas.
Ai sim, caso entenda, entretanto, que o problema enfrentado se trata de um erro ou inconsistência dos sistemas da RFB, você poderá registrar uma manifestação na Ouvidoria do Ministério da Economia (https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor), preferencialmente anexando telas e/ou vídeos e explicando detalhadamente os passos executados até chegar ao erro descrito, a fim de que sua demanda seja adequadamente tratada pela equipe responsável.
meu deus, que passo a passo inútil! cada link leva pra uma página sem instruções e continuamos sem saber como resolver.
ResponderExcluirPrezado, caso entenda, entretanto, que o problema enfrentado se trata de um erro ou inconsistência dos sistemas da RFB, você poderá registrar uma manifestação na Ouvidoria do Ministério da Economia (https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor), preferencialmente anexando telas e/ou vídeos e explicando detalhadamente os passos executados até chegar ao erro descrito, a fim de que sua demanda seja adequadamente tratada pela equipe responsável.
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