terça-feira, 17 de novembro de 2015



ICMS/SP – O Estado de São Paulo exige a inscrição estadual de contribuintes localizados em outra unidade da Federação para fins de recolhimento do diferencial de alíquotas em razão da Emenda Constitucional nº 87/2015 com efeitos a partir de 01/01/2016?

O Estado de São Paulo disciplinou o assunto por meio do Comunicado CAT nº 19/2015.

Referido ato estabelece que o contribuinte localizado em outra unidade federada que pretender efetuar, a partir de 01/01/2016, o recolhimento do ICMS devido ao Estado de São Paulo a título de diferencial de alíquotas em razão do disposto na Emenda Constitucional nº 87/2015 , deverá solicitar a sua inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de São Paulo até o dia 27/11/2015, seguindo os procedimentos estabelecidos no artigo 19-B do Anexo III da Portaria CAT nº 92/1998.

Caso o prazo de inscrição não seja cumprido, ou seja, a inscrição seja solicitada após 27/11/2015, o contribuinte deverá recolher o ICMS devido em relação a cada operação ou prestação até que a sua inscrição seja deferida.

O contribuinte que não solicitar a sua inscrição, deverá efetuar o recolhimento do ICMS devido até o momento da saída do bem ou do início da prestação de serviço, em relação a cada operação ou prestação.

Base legal: citada no texto.

Fonte: Systax

0 comments:

Postar um comentário

Que assunto procura? Digite uma palavra


Se especialize!

Downdetector - Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fórum Portal Contábeis


Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex)

Categorias