quinta-feira, 13 de agosto de 2015



















O Cruzamento dos SPEDs (Sistema Público de Escrituração Digital), realizado pela Receita Federal, é cada vez mais frequente, e o contribuinte precisa estar atento e preparado corretamente para que não tenha que arcar com multas fiscais e demais prejuízos.

Devido à recente possibilidade de queda na arrecadação, a Receita tem feito altos investimentos em tecnologia em relação ao processo de autuação fiscal. Destaca-se que ela não é única, pois vários estados estão elevando a utilização de recursos tecnológicos quando se trata de cruzamento dos SPEDs.

Não é baixo o número de contribuintes que sofrem sanções decorrentes de multas fiscais, e vários empresários, que perceberam a autuação do fisco, estão usando o serviço de cruzamento de dados para conferir autenticidade as suas operações fiscais.

Ressalta-se que o Cruzamento dos SPEDs, quando realizado pelo contribuinte, pode fornecer diversas oportunidades fiscais antes não notadas como, por exemplo, observar NCMs (Nomenclaturas Comuns do Mercosul) que estão incorretas no cadastro, impostos recolhidos a maior ou a menor, etc.

O perigo de ser autuado aumentou de forma considerável em relação aos anos anteriores. O surgimento da assinatura digital tornou possível que o fisco autue mesmo estando longe, visto que, ao transmitir os documentos para o SPED, o contribuinte assina digitalmente e homologa todos os dados contábeis e fiscais, afirmando que tudo o que consta no arquivo é verdadeiro. Tome cuidado com as multas digitais, a fiscalização pode aplicá-las e está de olho nas inconsistências de informações.

Entregar declaração, demonstrativo ou escrituração digital com dados imprecisos, incompletos ou a falta deles resulta em multas elevadas que podem colocar em risco o seu negócio!

Fonte: Blog Skill

0 comments:

Postar um comentário

Que assunto procura? Digite uma palavra


Se especialize!

Downdetector - Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex)

Categorias