quarta-feira, 13 de julho de 2016

MUDAR ou NÃO MUDAR de ERP?

Módulos


   
Somos seres competitivos por natureza, sempre queremos ser os melhores em todos os setores de nossa existência, e isso faz bem, principalmente no âmbito organizacional. Em nossos dias a tecnologia se tornou mais que um aliado na competitividade, na verdade é um dos principais fatores críticos do sucesso ou insucesso da empresa.
      Vamos nos situar no setor industrial, afinal praticamente tudo se transforma, como a tecnologia, no quesito software, pode fazer diferença?

     Quadro 1: Tenho uma indústria têxtil e quero elaborar uma nova coleção para a estação que se aproxima, nisso eu utilizo meus recursos humanos para os desenhos e cores e tudo mais. Mas chega a hora de tirar isso do papel e automatizar, afinal eu quero produzir maximizando a quantidade e minimizando desperdícios. Neste ponto que entra o ERP, se ele é focado no setor em si, minha fabrica poderá contar com planejamento de todas as fases da produção:

  • Criar o Produto Acabado (PA): Agora que tenho em mente meu produto, no sistema vou montar ele, dizer como ele é, que cor e tamanho, que tecido e a quantidade de insumos que utilizarei para produzi-lo.
  • Em conjunto crio a estrutura do meu produto, cortes, necessidades liquidas para que ele saia de forma coesa e eu não desperdice nada.
  • Crio todas as fases que eu quero que meu produto passe desde a saida da malha da sala de malhas, ao corte, enfesto, facção, costura, tags, empacotamento e expedição. Eu quero saber onde ele está e como está de acordo com o pedido do cliente.
  • Posso ver em meu ERP todas as fases, todos os valores e markups de venda, posso rastrear as necessidades do meu cliente e prever minhas proximas produções.

 Acontece que muitos sistemas prometem mas não cumprem os requisitos, e transformam a vida dos gestores em um pequeno inferno. Só que tem um porém nisso tudo: Qual é o valor que você dá ao seu sistema e a sua empresa? Muitos gestores reclamam do sistema ERP Genérico que colocaram por que acham caro um específico. Pagam mais caro no suporte, nas implementações, nas dores de cabeça, do que colocar um basta e procurar algo que tenha tudo que ele precise e um suporte de qualidade, onde a empresa não seja mais um numero no cadastro de cliente, senão um parceiro de negócios.

Como está seu ERP? Como está seu negócio? Nunca olhe os preço pelo lado de custo, olhe todos os profissionais graduados e pos graduados a disposição de sua empresa e verá que um sistema focado em sua área e que não tenham milhares de clientes pode ser aquele que vai realmente agragar valor ao seu negocio.




0 comments:

Postar um comentário

Que assunto procura? Digite uma palavra


Se especialize!

Downdetector - Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fórum Portal Contábeis


Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex)

Categorias