quinta-feira, 28 de abril de 2016

Crédito Presumido de PIS e COFINS sobre estoque de abertura


Saiba quem tem direito ao aproveitamento do crédito presumido e como utilizá-lo

A pessoa jurídica que, tributada com base no lucro presumido ou optante pelo Simples, passar a ser tributada com base no lucro real, na hipótese de sujeitar-se ao regime de apuração não-cumulativa da Contribuição para o PIS/Pasep, terá direito ao aproveitamento do crédito presumido calculado sobre o estoque de abertura devidamente comprovado na data da mudança do regime de tributação adotado para fins do imposto de renda (Art. 11 da Lei 10.637/2002 e Art. 12 da Lei 10.833/2003). Esse crédito presumido será de 0,65% para o PIS e de 3,0% para a COFINS. 
O crédito presumido deve ser utilizado em 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas a partir da data do ingresso da pessoa jurídica no regime de apuração não-cumulativa da contribuição para o PIS/Pasep e para a COFINS. 
Os bens recebidos em devolução, tributados antes do início da incidência não-cumulativa da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS, ou da mudança do regime de tributação para o lucro real são considerados como integrantes do estoque de abertura, devendo o crédito, cujo valor também deve ser utilizado em 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas a partir da data da devolução. 
O crédito de PIS e COFINS sobre Estoque de Abertura não está sujeito à atualização monetária ou incidência de juros. Os valores do ICMS e do IPI, quando recuperáveis, não integram o valor dos estoques a ser utilizado como Base de Cálculo do Crédito Presumido, em observância à Legislação do Imposto de Renda. 
A Pessoa Jurídica que se enquadra nas condições mencionadas e que não fez o aproveitamento do crédito poderá ainda fazê-lo desde que não tenha se passado mais de cinco anos.  Para utilizá-lo, deverá proceder, inicialmente, as devidas retificações de DACON, EFD-Contribuições e DCTF, conforme o caso.



0 comments:

Postar um comentário

Que assunto procura? Digite uma palavra


Se especialize!

Downdetector - Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex)

Categorias